A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR deteve ontem (dia 4 de junho), um homem, de 53 anos por usurpação de identidade e permanência ilegal no Espaço Schengen. A detenção ocorreu durante uma tentativa de entrada em território nacional através de ferry-boat, em Vila Real de Santo António.
Corpo do artigo
O indivíduo foi intercetado no âmbito de uma operação de Controlos Móveis, que contou com a colaboração de diversas entidades nacionais e espanholas, incluindo a Guardia Civil, a Policia Nacional, a Agencia Estatal de Administración Tributaria, a Polícia Judiciária, a PSP, a Autoridade Tributária e a Polícia Marítima.
A detenção deu-se após o suspeito apresentar um documento de identificação que não lhe pertencia. Com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, a análise documental e o cruzamento de dados permitiram confirmar a verdadeira identidade do cidadão estrangeiro e a sua tentativa de entrada irregular em Portugal.
O documento foi apreendido e o suspeito detido, tendo sido conduzido ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.