Uma mulher de 42 anos foi vítima de tentativa de estrangulamento por parte do ex-companheiro, seis anos mais velho, de quem se havia separado há cerca de três anos e às mãos de quem era vítima de violência doméstica.
Corpo do artigo
O caso ocorreu na manhã de quarta-feira, em Lordelo, no concelho de Paredes, na casa que o casal partilhava antes da separação, que ocorreu na sequência de episódios de violência doméstica que a vítima denunciou e que deram origem a um processo judicial por violência doméstica
Ao que o JN apurou, o casal separou-se há cerca de três anos e abandonou a casa em que vivia. A habitação era motivo de divergências, que estarão a ser tratadas noutro processo.
Na noite de terça-feira, a mulher deslocou-se à habitação e aqui pernoitou. De manhã, quando saía, foi abordada pelo ex-companheiro, que lhe colocou uma corda no pescoço, tentando estrangulá-la. O agressor só não concretizou os seus intentos, porque avistou uma pessoa na rua e fugiu.
O homem acabou por ser detido pela Polícia Judiciária do Porto, que deu cumprimento a um mandado de detenção, emitido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Paredes.
É suspeito de crimes de homicídio qualificado na forma tentada e de violência doméstica e vai a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.