Detido português responsável pela logística de rede internacional de tráfico de heroína
Um homem de 40 anos, condenado em França por pertencer a uma rede internacional de tráfico de heroína, foi detido em Vila Nova de Gaia pela Polícia Judiciária. O português ficou em prisão domiciliária, à espera de ser extraditado para cumprir uma pena de cinco anos de prisão.
Corpo do artigo
Segundo as autoridades francesas, entre 2011 e 2022, o detido terá "desenvolvido diversas atividades no seio da organização, nomeadamente de tesoureiro, e de organização de logística no âmbito do transporte da droga, aquisição de bilhetes de viagem e de meios de comunicação e ainda pagamento dos correios da droga".
A detenção de um outro elemento da rede, em 2022, permitiu às autoridades francesas chegar ao português e a outros elementos da rede que se dedicava ao tráfico de heroína entre Bangladesh, Países Baixos, Alemanha, Espanha, Portugal e Dubai.
O português acabou condenado a cinco anos de prisão e estava a ser procurado pelas autoridades judiciárias francesas. Foi detido em Gaia e apresentado ao Tribunal da Relação do Porto, que determinou que ficasse a aguardar os termos do processo de entrega às autoridades francesas sujeito à medida de coação de vigilância eletrónica no domicílio.