A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve um homem, de 62 anos, por caça com recurso a meios proibidos, no concelho de Alcobaça. Estava a utilizar uma armadilha mecânica especificamente concebida para a captura de javalis.
Corpo do artigo
A detenção, concretizada através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) das Caldas da Rainha, ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício da caça, destinada a prevenir e reprimir infrações às normas legais. Os militares verificaram que o suspeito utilizava uma armadilha mecânica, especificamente concebida para a captura de javalis através da utilização de isco, que é um método de caça proibido.
O detido foi ouvido no Tribunal Judicial de Alcobaça, tendo sido condenado numa pena de prisão suspensa por seis meses, condicionada ao pagamento de uma quantia de 500 euros ou, em alternativa, ao cumprimento de 120 horas de trabalho comunitário nos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
A GNR, através do SEPNA, atua diariamente na proteção ambiental e dos animais. Para denúncias de infrações ou esclarecimento de dúvidas, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território, que funciona permanentemente através do número 808 200 520.