Um homem de 58 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita dos crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos. Os crimes ocorreriam desde 2020 e terão beneficiado centenas de imigrantes ilegais predominantemente de origem indostânica.
Corpo do artigo
O detido, de nacionalidade estrangeira," é suspeito de ter delineado e concretizado um plano criminoso com vista a promover a regularização fraudulenta de centenas de imigrantes, predominantemente de origem indostânica, em território nacional", adianta a PJ. Para tal, criava empresas de fachada, com o único objetivo de celebrar falsos contratos de trabalho, para fins de legalização.
Após várias buscas, domiciliárias e não domiciliárias, realizadas esta terça-feira, pela Unidade Nacional de Contra Terrorismo da PJ, que conduz a investigação, foi possível apreender um vasto acervo de documentação falsa, destinada a instruir de forma fraudulenta processos de obtenção de autorização de residência e ainda uma quantia de dez mil euros.
O arguido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva. O Inquérito é titulado pelo Ministério Pùblico do DIAP de Lisboa.