Um homem de 40 anos foi detido pela GNR, suspeito de furtar o Santuário da Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, freguesia do concelho de Barcelos.
Corpo do artigo
A investigação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal decorria há vários meses e estava relacionada com três furtos ocorridos no início deste ano, revelou a GNR em comunicado.
Após diligências policiais, foi possível identificar o suspeito que, recorrendo ao arrombamento das portas do santuário, provocou danos significativos no edifício e furtou centenas de euros das caixas de esmolas e cofres.
No seguimento da ação, na quarta-feira foi realizada uma busca domiciliária e dado cumprimento a um mandado de detenção, tendo sido possível apreender um cofre, diversas ferramentas, 130 euros, um telemóvel, 130 doses de haxixe e seis doses de liamba.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Barcelos.
Tal como o JN noticiou na altura, o suspeito arrombou as janelas da sacristia, acedeu ao interior da igreja e, além de furtar cerca de 500 euros, provocou danos na imagem do altar principal. "Além disso, provocaram alguma destruição no interior e até hóstias comeram e beberam vinho”, revelou, à data, o presidente da confraria da Nossa Senhora da Aparecida, João Dantas.