Dois homens, com 22 e 23 anos, foram detidos por falsificação de documentos pela Polícia Judiciária de Portimão. A dupla falsificou receitas para tentar comprar medicamentos à base de codeína que depois utilizaria para produzir "purple drank", uma bebida extremamente tóxica com efeitos semelhantes à heroína.
Corpo do artigo
Os dois suspeitos foram apanhados em flagrante delito no passado sábado. Desde quinta-feira que vinham percorrendo diversas farmácias em Portimão e Quarteira para tentar obter um medicamente específico com recurso a receitas falsas. Segundo a PJ, este fármaco, cuja venda é apenas permitida mediante receita médica, tem como principal princípio ativo, a codeína.
Este ingrediente, do grupo dos opióides, possui efeitos analgésicos e causa dependência se consumido com regularidade. Recentemente, organizações criminosas começara a usar codeína para produzir uma bebida extremamente tóxica conhecida por "purple drank", uma drogra recreacional, com efeitos semelhantes à heroína, "cujo valor nos mercados ilícitos torna a sua produção e venda apelativos".
Os suspeitos vão ser apresentados a primeiro Interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação. O inquérito é titulado pelo Ministério Público de Portimão, tendo sido autuado por tráfico de estupefacientes. Já em janeiro dois outros suspeitos haviam sido detidos pelo mesmo crime.