Detidos adolescentes que agrediam e roubavam jovens em estações de Cascais e Estoril
A PSP de Cascais deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 19 anos, por suspeita de vários crimes de roubo em estações de comboios. Agrediam as vítimas e, num caso, ameaçaram-nas com uma réplica de arma de fogo para lhes roubar dinheiro, roupa e telemóveis. Dois dos suspeitos ficaram em prisão preventiva.
Corpo do artigo
A investigação realizada abrangeu cinco inquéritos visando vários crimes de roubo nas zonas de Cascais e do Estoril durante o ano de 2023. Os suspeitos tinha como alvo jovens que se encontravam em estações ou paragens à espera do comboio ou de autocarros. Os crimes eram sempre praticados com recurso a agressões e, num dos casos, com ameaça de réplica de arma e de fogo. Ficavam com dinheiro, telemóveis e até roupa das vítimas.
Após diligências, a PSP conseguiu reunir suficientes elementos de prova para emitir três mandados de detenção fora de flagrante delito, por seis crimes de roubo, três dos quais qualificados e um crime de coação, e quatro mandados de busca domiciliária para as residências dos suspeitos.
Dois ficaram em prisão preventiva
Os mandados foram executados na segunda-feira. Os três detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial. Dois deles ficaram em prisão preventiva e um terceiro ficou sujeito a apresentações periódicas às autoridades.
Segundo a PSP, "esta investigação faz parte de um conjunto de várias investigações iniciadas pela Divisão Policial de Cascais durante o ano de 2023 e que visaram a identificação de vários grupos de jovens que praticaram vários crimes graves e violentos nas áreas do concelho. Com as detenções efetuadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, como também devolver tranquilidade às zonas onde ocorreram estes crimes, no concelho de Cascais".