O adolescente que matou Gonçalo Lima, de 18 anos, à facada, no NorteShopping foi detido na madrugada desta quinta-feira. Tem 15 anos e reside no Bairro da Pasteleira Nova, no Porto.
Corpo do artigo
Nas buscas efetuadas, a Polícia Judiciária prendeu outros três jovens, todos também com 15 anos, pelo envolvimento nos confrontos ocorridos no centro comercial, no final do mês passado.
Na origem do crime esteve um pequeno desentendimento ocorrido quando todos se cruzaram na zona da restauração da superfície comercial. Os detidos estão, nesta tarde de quinta-feira, no Tribunal de Família e Menores do Porto, para serem levados à presença de um juiz.
Ao final da tarde de 28 de junho, sexta-feira, Gonçalo Lima passeava no NorteShopping com a namorada e um amigo e, pelas 19.30 horas, cruzou-se com um grupo de adolescentes na Praça da Restauração. Ninguém se conhecia, nem havia qualquer desentendimento antigo entre os jovens ali presentes.
A investigação levada a cabo pela PJ nas últimas duas semanas concluiu que os elementos de ambos os grupos começaram por, simplesmente, trocar olhares ameaçadores que, pouco depois, deram origem a perguntas provocatórias efetuadas pelos dois lados.
Em poucos minutos, e sem qualquer motivo que o justificasse, a tensão subiu e Gonçalo Lima envolveu-se em confronto com alguns membros do grupo oponente. Entre murros e pontapés, um dos adolescentes muniu-se da faca que tinha consigo e atingiu o peito do jovem residente em São Mamede do Coronado, na Trofa.
Gonçalo Lima ainda foi assistido por bombeiros, enfermeiros e médicos que, na altura, se encontravam no NorteShopping e levado para o Hospital Pedro Hispano. Porém, morreria pouco depois.
Buscas no Bairro da Pasteleira Nova
O sistema de videovigilância da superfície comercial permitiu, logo no dia do homicídio, reconhecer três dos rapazes que agrediram Gonçalo Lima e um deles, com 15 anos, foi identificado pela PSP. As imagens recolhidas foram fundamentais também para a PJ chegar aos restantes adolescentes e, em seguida, descobrir qual deles era o autor das facadas mortais.
As diligências foram concluídas com as buscas efetuadas na madrugada desta quinta-feira, no Bairro da Pasteleira, no Porto. É ali que vivem os suspeitos e foi ali que foram detidos. Todos os quatro rapazes têm 15 anos e alguns contam já com processos tutelares educativos instaurados por delitos cometidos nos últimos anos.
Na tarde desta quinta-feira, e devido à idade, os adolescentes foram levados ao Tribunal de Família e Menores do Porto, onde aguardam para serem interrogados por um juiz. No final, ficarão a conhecer que medidas lhes serão impostas.