A PSP deteve dois homens, de 21 e 23 anos, pelos crimes de resistência, coação, ameaças e injúrias a agente de autoridade. Foram detetados a abordar passageiros para oferecer serviços de transporte ilegal na zona das chegadas do Aeroporto de Lisboa. Dificultaram a ação dos polícias e ainda reagiram de modo agressivo.
Corpo do artigo
Ao final da manhã de terça-feira, os polícias em patrulhamento na zona das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado aperceberam-se de dois homens a abordar passageiros. Ofereciam-lhes serviços de transporte em viatura particular sem estarem devidamente licenciados. Na tentativa de ludibriar os passageiros menos esclarecidos, garantiam que se tratava de um serviço especial de táxi, de TVDE ou mesmo do Aeroporto de Lisboa.
Ao serem abordados pelos polícias, já no interior da viatura, foi-lhes dada ordem de paragem. Os suspeitos começaram por desobedecer, mas, após três advertências, acataram a ordem e imobilizaram a viatura.
Durante toda a abordagem, "um dos suspeitos manteve o comportamento de afronta e desobediência, recusando identificar-se e procurando dificultar toda a ação policial, referindo diversas frases em tom ameaçador para os polícias", descreve a PSP através de comunicado. Entretanto, foram-se aproximando outros cidadãos, com igual intuito de angariar clientes para serviços de transportes, tendo um deles ofendido e ameaçado os polícias, a quem dirigiu palavras ameaçadoras e injuriosas.
Os polícias informaram-nos de que, caso mantivessem o seu comportamento, ser-lhes-ia dada voz de detenção. Apesar dos avisos, os suspeitos mantiveram a postura agressiva e ameaçadora, motivo pelo qual foram detidos e foi lavrada a respetiva contraordenação, pela prática de angariação de clientes. Foram notificados para comparecer perante a autoridade judiciária competente.