A PSP deteve, em Ermesinde, dois jovens, com 16 e 20 anos, suspeitos de seis roubos e dois crimes de coação. Além de terem roubado uma viatura TVDE, assaltaram vários jovens perto de faculdades, transportes públicos e em zonas balneares. Ficaram em prisão preventiva.
Corpo do artigo
Segundo refere a PSP, em comunicado divulgado esta sexta-feira, os jovens foram detidos na terça-feira, após diligências da Divisão de Investigação Criminal (DIC), que reuniu indícios "suficientemente consolidados" que apontam os arguidos como autores da prática de pelo menos cinco crimes de roubo, um crime de roubo agravado, um de roubo na forma tentada e dois de coação na forma tentada.
Os crimes ocorreram no mês de novembro de 2024, mês em que um dos jovens foi detido uma primeira vez, tendo-lhe sido aplicada, na altura, a medida de coação apresentações periódicas às autoridades policiais.
Os detidos, já referenciados pela autoridades pela prática de crimes contra a propriedade, estão indiciados por "um roubo de viatura TVDE e ainda outra situação semelhante onde se ficaram pela tentativa".
A PSP sublinha que os detidos atuavam "em comunhão de esforços" e abordavam jovens, a maioria estudantes, em locais perto de faculdades, transportes públicos e em zonas balneares, "onde, sob ameaça de agressões físicas, coagiam as vítimas a efetuar transferências monetárias através de aplicações bancárias (MBway maioritariamente)".
Os detidos, a quem foram apreendidos dois telemóveis, foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial, que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva até reunirem as condições para obrigação de permanência na habitação.