Detidos em Lisboa cinco carteiristas suspeitos de pertencerem a associação criminosa transnacional
A PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve três homens e duas mulheres, suspeitos dos crimes de furto de carteira e de levantamento de dinheiro com os cartões bancários roubados, na freguesia de Belém, em Lisboa. Pertencerão a uma "associação criminosa transnacional" e ficaram em prisão preventiva.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu na quarta-feira, depois de "quatro dos carteiristas seguirem uma turista" e, quando esta subia as escadas da passagem inferior junto ao Padrão dos Descobrimentos, as duas mulheres terem-se colocado estrategicamente à sua frente "para a impedir de andar", revelou a PSP.
Enquanto isso, dois homens aproximaram-se da vítima pelas costas e um deles abriu-lhe a mala, furtando-lhe a carteira, e voltando para trás.
Os agentes da F3C, uma força especial da PSP dedicada ao combate a este tipo de crime, testemunharam a ação e seguiram os suspeitos até à Praça do Império, onde viram os quatro suspeitos a preparar-se para entrar numa viatura alugada, onde um quinto elemento ao volante os aguardava para uma fuga rápida.
Nesse momento, detiveram quatro dos suspeitos, pois um quinto elemento havia-se separado do grupo com os cartões bancários da vítima e foi a um multibanco, onde levantou 1200 euros em oito operações de 150 euros cada.
Mais tarde, o homem foi localizado e detido na sua residência, onde a PSP recuperou todo o dinheiro levantado e o devolveu à vítima.
Leitor de cartões
Na viatura alugada pelo grupo, a polícia encontrou um "touchpad" com um leitor de cartões bancários, um dispositivo que se suspeita ser utilizado para realizar transações imediatas com os cartões furtados.
Segundo a PSP, a forma de atuação do grupo, o uso de uma viatura de aluguer e a posse de sofisticados meios técnicos, indicam que se trata de um grupo de carteiristas com "um elevado grau de sofisticação e organização".
Dos cinco detidos, todos cidadãos estrangeiros, somente dois tinham antecedentes por este tipo de crime. Os restantes haviam chegado recentemente a Lisboa. Foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial, tendo sido enviados para prisão preventiva.