A PSP deteve mais quatro jovens suspeitos de roubos junto ao Polo Universitário do Porto, Hospital São João e Instituto Português de Oncologia (IPO). Estas detenções, efetuadas no final da semana passada, fazem parte de uma operação que já tinha levado à detenção de três suspeitos, um dos quais com 15 anos.
Corpo do artigo
Todos os detidos atuavam em conjunto e quase sempre com o mesmo método. Começavam por abordar as vítimas para lhes pedir um cigarro, mas logo de seguida ameaçavam-nas, em muitos casos com recurso a x-atos, para que estas entregassem o dinheiro e objetos valiosos que possuíssem. Nalgumas situações, as vítimas foram obrigadas a dirigirem-se a caixas multibanco para levantar dinheiro e entregar ao grupo.
Os jovens assaltantes visavam estudantes das universidades existentes na zona, mas também utentes do Hospital São João e do IPO. Os condutores das plataformas TVDE eram outros alvos.
Aliás, os últimos quatro detidos, todos com idades entre os 16 e os 20 anos, foram apanhados, na quinta-feira da semana passada, pela PSP, logo após terem agredido e roubado um telemóvel a motorista, de 57 anos, que teve necessidade de receber tratamento hospitalar.
A PSP explica que a “operação de prevenção criminal” ocorrida no final da semana passada pretende “cessar aquele fenómeno criminal e, desse modo, devolver e paz e tranquilidade públicas ao local em face da sensação de insegurança e inquietação percecionada pela população que ali se movimenta diariamente, nomeadamente estudantes”.
“As vítimas, além de serem espoliadas dos seus haveres, eram muitas vezes agredidas com violência e vítimas de ameaça à sua vida e integridade física, com recurso a armas brancas”, justifica a Polícia.