A PSP deteve, esta quarta-feira, três homens, suspeitos de estarem envolvidos numa rede de furto e viciação de veículos, com epicentro em Braga e Famalicão. Foram apreendidos 14 viaturas, dezenas de equipamentos eletrónicos e 54 mil euros em dinheiro.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, foram realizadas pelo menos 40 buscas em oficinas, lojas de peças de automóveis e stands, nas zonas do Porto, Lisboa, Viana do Castelo, Coimbra, Santarém e em Braga, onde vivem os principais arguidos.
O inquérito da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto que começou há mais de um ano e meio tem indícios que a rede furtava carros para os desmantelar e vender as peças no mercado paralelo. Os suspeitos também adquiriam salvados para os “reconstruir” com peças furtadas ou para trocar os elementos de identificação e vendê-los em stands.
Durante as buscas, a PSP apreendeu diversos equipamentos eletrónicos destinados à descodificação de veículo, máquinas de diagnóstico, computadores portáteis e tablets com software de descodificação de centralinas, adaptadores de ligação a fichas OBD, equipamentos de inibição de sinal GSM e GPS, equipamentos de localização, três centralinas de automóvel 15 telemóveis, chaves de diversos veículos e 54 mil euros em numerário.
Ainda segundo apurámos, a mega-operação juntou uma centenas de elemento da PSP que devem se manter no terreno durante todo o dia.
Os detidos serão ouvidos amanhã (quinta-feira) em primeiro interrogatório judicial.