Dezanove anos de prisão para empresário de camionagem que pôs ácido no vinho para matar companheira
José Pineiro foi condenado, na terça-feira, por um tribunal de júri, em Aveiro, a 19 anos e nove meses de prisão, por ter misturado ácido sulfúrico em vinho para matar a companheira. Esta, que teria problemas de alcoolismo, ingeriu a bebida e morreu em grande sofrimento.
Corpo do artigo
O empresário de camionagem José Pineiro foi condenado ontem por um tribunal de júri, em Aveiro, a 19 anos e nove meses de prisão, por ter misturado ácido sulfúrico em vinho para matar a companheira. Esta, que teria problemas de alcoolismo, ingeriu a bebida e morreu em grande sofrimento.
José Aurélio Pineiro Pinto, de 56 anos e por agora em prisão domiciliária, terá de pagar 200 mil euros aos três filhos da vítima, Carla Isabel Fernandes Marques, que tinha 43 anos.
O empresário foi absolvido de omissão de auxílio, mas o tribunal de júri considerou que foi "particularmente pérfido e traiçoeiro, por questões sobretudo patrimoniais, com total e particular desprezo pela vida humana". "Outra intenção não teve senão tirar a vida à sua companheira", concluiu.
"Disse aqui que a Carlita era o amor da sua vida, mas quando ela foi transportada para o hospital, ficou para trás a limpar a casa, para que não houvesse vestígios", afirmou a juíza-presidente.