
Alerta da Polícia Judiciária permitiu desmantelar laboratório de produção de cocaína em Badajoz
Foto: Arquivo
A Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia Nacional de Espanha desmantelaram, em Badajoz, um dos maiores laboratórios de extração, transformação e empacotamento de cocaína da região. Foram detidos sete homens e apreendidos mais de 60 quilos de cocaína, carros de gama alta e bloqueadores de frequências, entre outros objetos.
Corpo do artigo
A investigação começou com a partilha de informação pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ às autoridades espanholas. O alerta indicava a possível entrada de um camião carregado com produtos químicos em território espanhol, via Badajoz.
A partir daí, as duas forças policiais iniciaram uma operação de vigilância na rodovia A-5 e o camião foi localizado a entrar no complexo industrial "El Nevero", em Badajoz, onde descarregou bidões com produtos químicos.
Apesar dos suspeitos utilizarem dispositivos para evitar a sua geolocalização e adotarem medidas de segurança, os investigadores conseguiram localizar o laboratório de extração, transformação e empacotamento de cocaína.
Durante as buscas, realizadas na quinta-feira (dia 19 de junho), foram encontrados e apreendidos 46 quilos de cocaína embalada e pronta para venda, 20 quilos de cocaína em processo de decantação, mais de 100 bidões com substâncias químicas (acetonas), nove veículos de gama alta, bloqueadores de frequência, detetores de rastreadores e vários telemóveis.
Os sete detidos, com idades entre 25 e 47 anos, alguns com antecedentes criminais, foram entregues à autoridade judicial competente e ficaram em prisão preventiva.

