
Luís Neves, diretor da PJ, discursou na tomada de posse
Paulo Alexandrino / Global Imagens
Instituição tem hoje cerca de 1250 investigadores. Em julho de 2018, eram 968. Novos diretores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo tomaram esta quarta-feira posse.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, afirmou, esta quarta-feira, ter a "legítima expectativa" de que, "daqui a um par de anos", a instituição que dirige vai contar com "1800 investigadores/inspetores", mais 550 dos cerca de 1250 elementos hoje em funções. Em julho de 2018, tinha 968 elementos. Até agora, o reforço de meios tem sido feito, sobretudo, com a formação regular de novos inspetores.
"Estamos numa fase de recuperação", defendeu Luís Neves, sublinhando que está a ser preparado, "pela primeira vez", um "plano" para afetação de meios à PJ, que permitirá à sua direção saber "o que o futuro reserva". A previsão é de que o documento seja conhecido até "ao fim da votação" do Orçamento do Estado para 2023, sem data marcada.
A informação foi prestada aos jornalistas à margem da tomada de posse, em Lisboa, dos novos diretores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, Pedro Fonseca, e da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, João Oliveira.
O primeiro tinha, no ano passado, sido acusado pelo Ministério Público de abuso de poder e violação de segredo de justiça, mas acabou por ser ilibado antes de ser julgado.
"Absolutamente tranquilo"
"O Dr. Pedro Fonseca é uma pessoa de todos nós conhecida. É uma pessoa séria, íntegra", argumentou Luís Neves, acrescentando que o dirigente "se calhar" até teria sido nomeado mais cedo para o cargo não fosse aquele processo. "Estou absolutamente tranquilo", concluiu.
Na tomada de posse, Pedro Fonseca disse, em seu nome e no de João Oliveira, que o cargo que agora exerce "não é um posto, mas um serviço".
Esta quarta-feira, foi ainda empossado, em Faro, o novo líder da Diretoria do Sul, Fernando Jordão. Já esta quinta-feira, tomam posse, no Porto, o novo diretor da Diretoria do Norte, Pedro Machado, e a nova subdiretora da mesma unidade, Helena Monteiro.
