Dirigente do Lobão (Feira) terá tentado comprar atletas do Mansores para garantir acesso à fase de subida ao Campeonato de Portugal.
Corpo do artigo
Um diretor da Associação Desportiva e Cultural de Lobão, de Santa Maria da Feira, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto por suspeitas de corrupção desportiva. Terá tentado comprar jogadores da União Desportiva Mansores, de Arouca, num último jogo da primeira fase da Zona Norte do Campeonato Sabseg, da Associação de Futebol de Aveiro (AFA). O diretor desportivo do Lobão terá oferecido o equivalente ao ordenado de cada um dos atletas da equipa adversária para que facilitassem a vitória da formação feirense.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, as suspeitas recaem sobre o diretor desportivo do Lobão. A 5 de fevereiro, este terá abordado um punhado de jogadores do Mansores, pouco antes do jogo, cujo resultado podia determinar o acesso do clube da Feira à fase final de subida ao Campeonato de Portugal.
O homem terá oferecido o equivalente de um ordenado médio a cada um dos abordados para que facilitassem frente ao Lobão.
À partida para a 18.ª e última jornada do campeonato da Zona Norte, Lobão e Espinho somavam os mesmos 32 pontos, pelo que o quarto lugar, que abria as portas da fase de apuramento de campeão, estava em jogo. Na última jornada, o Espinho perdeu em Fiães por 1-0 e o Lobão acabou por vencer o Mansores por 2-0, seguindo para a fase de apuramento do campeão da prova.
Queixa do Mansores à AFA
Três dias após o final da partida, o Mansores fez uma participação à AFA, dando conta de uma alegada tentativa de corrupção. A participação foi confirmada em comunicado pela AFA. "O Conselho de Disciplina da AFA recebeu uma participação da União Desportiva Mansores dando conta de factos que podem eventualmente revestir natureza criminal e que se encontrarão a ser investigados pelas instâncias judiciárias competentes. A participação, naturalmente, seguirá a tramitação adequada junto do órgão disciplinar", garantiu a AFA que anunciou a manutenção dos "procedimentos e datas agendadas para a continuação da competição".
A denúncia que chegou à brigada de luta contra a corrupção da PJ foi considerada válida e os inspetores começaram a investigar.
"Foram executados diversos mandados de busca que visaram residências dos suspeitos e uma sede de clube de futebol local, tendo-se procedido à detenção de um indivíduo indiciado pela prática do crime de corrupção ativa", explica a PJ, que avançou ontem com a operação após ter reunido sólidos elementos de prova.
O JN sabe que a investigação vai apurar se o suspeito abordou os atletas da equipa adversária por iniciativa própria ou se estava a agir em conluio com outros protagonistas do futebol.
O detido, que passou a noite na cadeia anexa à PJ do Porto, é hoje ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santa Maria da Feira.
Pormenores
Em silêncio
O JN contactou dirigentes da Associação desportiva e Cultural de Lobão e a União Desportiva de Mansores mas nenhum quis prestar declarações. Também a Associação de Futebol de Aveiro se remeteu ao silêncio.
Campeonato segue
Apesar das suspeitas de corrupção, o campeonato irá prosseguir nos atuais moldes uma vez que o arguido beneficia da presunção de inocência e que o alegado aliciamento não foi dado como provado.
Suspeitas noticiadas
As primeiras suspeitas de corrupção foram noticiadas pela Comunicação Social poucos dias após o jogo.