Contrariamente ao assumido por responsáveis do Eskada, a discoteca portuense já foi notificada da ordem para fechar portas. Segundo fonte ligada ao processo, foi a PSP que, perto da meia-noite de domingo, entregou o documento, assinado pelo ministro da Administração Interna, ao gerente do espaço de diversão noturna.
Corpo do artigo
Recorde-se que, tal como o JN avançou, o ministro José Luís Carneiro decretou, no último fim de semana, o encerramento imediato e urgente da discoteca Eskada Porto. A medida cautelar temporária foi justificada pelos recorrentes incidentes de grave perturbação da ordem pública e alertas da Câmara do Porto.
“Dado o perigo de perturbação para a ordem, segurança e tranquilidade públicas, que decorre do alarme social gerado pela repetição constante dos factos relatados pela PSP, a reabertura do Eskada Porto fica sujeita à adoção das medidas que a Polícia considere necessárias para a reposição das condições de segurança e do normal funcionamento da discoteca”, lia-se no documento a que o JN teve acesso.
No dia seguinte, fonte oficial do grupo Eskada garantiu que o espaço ainda não tinha sido notificado do encerramento e acrescentou que só tinha tido conhecimento da ordem de fecho pela comunicação social, nomeadamente pelo JN.
Ainda na segunda-feira, mas já após o contacto do JN, a discoteca emitiu um comunicado onde reconhecia que, "nos últimos tempos", aconteceram "algumas situações anormais", mas "fora do estabelecimento [e] sem qualquer ligação ao Espaço Eskada ou aos seus funcionários".
Na nota, o espaço de diversão noturna garantiu que, mesmo não tendo conhecimento oficial da decisão ministerial e de não concordar com o encerramento temporário, iria respeitar a decisão do despacho.
Nesta terça-feira, fonte oficial ligada ao processo assegurou, porém, que os responsáveis da discoteca situada no número 611 da Rua da Alegria foram notificados quando faltavam poucos minutos para a meia noite do último domingo. O documento foi entregue por uma patrulha da PSP a um responsável que se apresentou como gerente do espaço de diversão noturna.