Disparos com armas proibidas em bairro de Lisboa estão a ser investigados pela PSP

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra quatro pessoas a fazer disparos para o ar na Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, na freguesia dos Olivais, em Lisboa, alegadamente na noite de Passagem de Ano. Nas imagens é visível o uso de armas automáticas e semiautomáticas, cuja posse é proibida a pessoas que não pertençam às forças da segurança. A PSP está a investigar o caso, mas ainda não apurou se os disparos foram, efetivamente, feitos no último dia do ano.
O vídeo começa com um homem, no meio da rua, a fazer disparos consecutivos para o ar com uma pequena arma. Segue-se um segundo homem com um comportamento semelhante e, depois, as imagens mostram mais tiros. São feitos por outros dois homens, cada um com uma arma diferente. Contrariamente às primeiras pistolas reveladas pelo vídeo, as últimas armas são automáticas e semiautomáticas, sendo que uma delas é de cano longo.
Os tiros são sempre feitos para o ar e, em poucos segundos, os autores saem do meio da rua. Tudo aparenta que os tiros aconteceram no último dia do ano, para celebrar a Passagem de Ano de 2025 para 2026. Mas tal ainda não está confirmado pelas autoridades.
Bairro foi alvo de buscas recentes
Ao JN, fonte oficial da PSP confirma que está a investigar o vídeo recentemente publicado nas redes sociais e confirma que os disparos ocorreram na Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, na freguesia dos Olivais, em Lisboa. Contudo, a Polícia ainda não apurou se os tiros tiveram lugar, efetivamente entre 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Tanto mais que, sabe o JN, nessa noite, a PSP não recebeu nenhum alerta para disparos efetuados na Avenida Dr. Alfredo Bensaúde e, portanto, não realizou qualquer diligência nessa artéria. A investigação prosseguirá para apurar a data dos tiros e também para identificar os autores dos disparos.
Os tiros aconteceram num local que foi alvo de buscas em 17 de dezembro. Nesse dia, a PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal à procura de armas ilegais e entrou em 12 casas dos Olivais e igualmente de Marvila.
Entre o material apreendido nessa ação policial encontravam-se quatro caçadeiras, uma pistola de 6.35 milímetros, 37 cartuchos de calibre 12, bem como 22 munições de calibre 6.35 milímetros. Dois carregadores, um sabre, uma moca artesanal e uma granada inerte também foram apreendidos.

