A Polícia Judiciária de Braga fez buscas, esta quinta-feira, nas instalações da GNR de Esposende, tendo constituído como arguidos dois guardas, por alegados crimes de peculato. Os militares são suspeitos de ter ficado com parte do dinheiro de multas ou de não as cobrarem, recebendo algum dinheiro em troca.
Corpo do artigo
Fonte judicial disse ao JN que as buscas passaram, também, pelas residências dos dois guardas, que se encontram a trabalhar naquele posto. A verba angariada não será de grande monta, dado as quantias de cada contraordenação não serem muito elevadas.
Os dois são guardas "patrulheiros" que andam na cidade ou no concelho em missão de garantia de segurança e que fiscalizam aspetos vários, entre os quais os do estacionamento e de outras irregularidades.
Esta noite, o Gabinete de Imprensa da Guarda, confirmou, em comunicado, as buscas e a constituição de arguidos dos dois militares. Tal ocorreu no âmbito de um inquérito a correr termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Braga, tendo a Guarda prestado toda a colaboração durante as diligências processuais levadas a cabo pela PJ.
Internamente, diz a nota de imprensa, “a Guarda irá proceder ao levantamento do respetivo procedimento disciplinar aos militares”.