Dois homens, um de 74 e outro de 50 anos, foram detidos, em menos de 24 horas, por violência doméstica, no concelho de Monção.
Corpo do artigo
As detenções efetivadas pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, entre os dias 21 e 22 de outubro, foram anunciadas através de comunicados divulgados pelo Comando Territorial de Viana do Castelo.
O primeiro detido foi um homem de 74 anos que "exerceu violência física e psicológica durante 40 anos sobre a cônjuge de 72 anos e os dois filhos do casal, atualmente maiores de idade".
O suspeito tem antecedentes criminais por violência doméstica, e, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Monção, ficou sujeito à medida de coação de pulseira eletrónica.
O Comando territorial da GNR de Viana do Castelo anunciou entretanto outra detenção pelo mesmo crime e no mesmo concelho de Monção, a de um indivíduo de 50 anos, suspeito de exercer "violência física e verbal, continuadamente há mais de dois anos, contra sua cônjuge de 61 anos".
Já foi presente ao Tribunal Judicial de Monção, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação "de proibição de contactos, por qualquer meio, com a vítima, não se podendo aproximar a menos de 500 metros da residência da vítima, controlado através de meios eletrónicos".