
Homens, de 60 e 62 anos, foram detidos no concelho de Barcelos
Foto: Lusa
No âmbito de uma fiscalização ambiental, foram detidos dois sexagenários por caça ilegal e apreendidas duas armas de fogo aos mesmos. A ação decorreu em Barcelos.
Corpo do artigo
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve dois homens, de 60 e 62 anos, por caça ilegal no concelho de Barcelos.
A ação decorreu no âmbito de uma fiscalização ambiental que permitiu identificar os suspeitos, em flagrante delito, a caçar em terreno áreas onde a caça é expressamente proibida. Os militares apreenderam diverso material, destacando-se duas armas de fogo.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.
A GNR recorda que existem zonas protegidas onde o exercício da caça é interdito, devido ao risco para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou pelo potencial de causar danos materiais. Entre estas áreas incluem-se praias de banho e terrenos adjacentes, estabelecimentos como escolas, hospitais, lares de idosos ou prisões, infraestruturas estratégicas, áreas industriais e de criação animal, povoados e vias de comunicação, incluindo estradas nacionais, autoestradas e linhas férreas.
O cumprimento destas regras é considerado essencial para a segurança da população e a proteção de bens e infraestruturas.
A GNR reforça que a proteção ambiental e dos animais é uma prioridade diária do SEPNA. Denúncias de infrações ou pedidos de esclarecimento podem ser feitos através da Linha SOS Ambiente e Território, disponível permanentemente pelo número 808 200 520.

