Dois agentes da PSP ficaram feridos esta manhã de quinta-feira no Tribunal de São João Novo, no Porto, na sequência de desacatos provocados por vários familiares e amigos de arguidos que se encontram a ser julgados por tráfico de droga. Um homem de 40 anos foi detido por agressão a agente de autoridade.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, o tumulto verificou-se ao final da manhã. Num vídeo gravado a partir do interior do tribunal é possível ver os agentes com alguma dificuldade em conter a multidão, sendo forçados a recorrer aos bastões para controlar a situação e desmobilizar os desordeiros.
Dois agentes ficaram feridos, tendo necessitado de tratamento hospitalar e um outro polícia ficou com o fardamento danificado. O detido será apresentado a primeiro interrogatório judicial.
O início da confusão, testemunhada pelo JN, aconteceu quando um dos familiares de quem estava a ser julgado, insultou, com gestos e palavrões, um dos agentes e, de seguida, correu para um restaurante vizinho. O agente insultado intimou o individuo a "não entrar" na casa em questão, ordem que foi desobedecida.
O polícia correu à sua procura e, já dentro da casa em questão, voltou, segundo a dona, a intimar o sujeito a sair, ao que este terá respondido com pontapés nos móveis e novos insultos.
O agente terá então "empurrado" o individuo para fora do estabelecimento, ato presenciado pelos familiares do intimado que, sem que nada o fizesse supor, correram em grupo para agredir o agente. Já no chão e ensanguentado, o policia conseguiu sacar do bastão e tentou defender-se. Só conseguiu com a chegada de reforços, alguns deles que estavam no interior do edifício do tribunal. Entre correrias e gritos, a PSP conseguiu, em poucos minutos, com reforços entretanto chegados, pôr termo à cena.
De salientar que, malgrado ser um tribunal onde são julgados os crimes mais graves da comarca do Porto, a zona, nomeadamente o largo e a entrada do tribunal, não tem câmaras de vigilância.