A PSP deteve, na Marinha Grande, um homem de 56 anos que tinha para cumprir seis anos de prisão. Havia sido condenado por drogar jovens mulheres com GHB (conhecida como a droga da violação) e gravar vídeos comprometedores que usava para as chantagear e obrigar a frequentar festas que organizava, na zona de Lisboa.
Corpo do artigo
Em comunicado, a PSP de Leiria revela, esta quinta-feira, que a detenção foi concretizada na segunda-feira, cerca das 16 horas, dando cumprimento a um mandado emitido pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.
O mandado de detenção foi emitido após decisão judicial transitada em julgado no dia 7 de fevereiro de 2025, na qual o visado foi condenado pela prática dos crimes de coação simples, ofensa à integridade física qualificada e tráfico de estupefacientes.
"No caso específico, após denúncia de uma jovem, apurou-se que o visado aliciava jovens mulheres na zona de Lisboa para frequentarem festas em pequenos grupos, introduzindo depois nas suas bebidas a droga GHB (comummente conhecida como a droga da violação), aproveitando-se assim dos efeitos daquela substância, gravando vídeos comprometedores das mesmas, que usava para as chantagear, exigindo o pagamento de determinadas quantias e obrigando-as a frequentar as festas por si organizadas", refere a Polícia.
Os crimes foram cometidos durante o ano de 2023, tendo o mandado de detenção sido emitido após diligências da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria, para cumprimento da referida pena.