A GNR conseguiu localizar um homem de 80 anos, que se encontrava desaparecido há um dia, em Vila do Bispo. O idoso estava num local ermo e de difícil acesso, sendo apenas localizado graças à ajuda de um drone.
Corpo do artigo
O alerta para o desaparecimento fora dado a 19 de março pela família do idoso. Os militares da GNR de Faro, com o reforço da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), procederam de imediato às diligências policiais necessárias para a sua localização, entre elas a ativação da equipa "Unmanned Aircraft System" (UAS), vulgo drones e o recurso aos binómios cinotécnicos.
Já na madrugada de dia 20, quarta-feira, na localidade de Hortas do Tabual, foi possível localizar, através do drone, um ponto quente de destaque, num local ermo e de difícil acesso. Os militares no terreno foram para aquele ponto e constataram que era o desaparecido. O idoso foi encontrado consciente, não sendo necessário tratamento hospitalar. Foi acompanhado até à sua residência.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana agradece "a todos os cidadãos que se voluntariaram e participaram ativamente na busca, congratulando o sucesso desta missão, que permitiu salvaguardar uma vida Humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, desta feita com destaque para as aeronaves não tripuladas".