Duarte Lima refuta acusação de homicídio de Rosalina Ribeiro
O advogado Duarte Lima, inquirido, esta terça-feira, pela segunda vez no âmbito da carta rogatória das autoridades brasileiras, observou que os documentos que entregou em tribunal refutam a acusação de homicídio de Rosalina Ribeiro, ex-companheira do milionário Lúcio Feteira.
Corpo do artigo
Numa exposição que realizou antes da inquirição, Duarte Lima afirmou que os documentos entregues - posição do Ministério Público e sentença do 3.º Juízo do Tribunal da Relação do Cantão de Zurique - "constituem um elemento essencial que permite refutar categoricamente o crime abjeto" que lhe foi imputado pela polícia brasileira.
O ex-deputado salientou que a polícia brasileira o acusou, partindo "do pressuposto de que um alegado conjunto de factos relativos a contas bancárias da Suíça - cujo conhecimento lhe foi dado por Olímpia Feteira - aconteceram e eram factos verdadeiros".
"Já não sou apenas eu que refuto esta infame acusação", disse, acrescentando que "a polícia foi levada a encontrar esse motivo [o do crime de homicídio de Rosalina], nas declarações de Olímpia Feteira".
Para Duarte Lima, as "duas autoridades judiciárias suíças derrubaram a acusação da polícia brasileira, ao demonstrarem, pelas suas conclusões, que o motivo apontado por aquela autoridade policial para justificar o crime nunca existiu nem tinha como ter existido".