Dois homens, de 19 e 45 anos, começam a ser julgados, segunda-feira, no Tribunal de Beja, por roubos com agressões cometidos no largo fronteiro ao Museu Rainha D. Leonor, no centro da cidade, na madrugada de 7 de abril de 2023. O mais novo ao esfaqueou uma das vítimas no abdómen e responde por tentativa de homicídio.
Corpo do artigo
Os factos ocorreram quando os suspeitos, acompanhados de um terceiro indivíduo ainda não identificado, abordaram e agrediram dois jovens, a quem roubaram uma carteira, um porta-moedas, um cartão de crédito e um telemóvel. Não satisfeito com a ação, o mais novo dos agressores, puxou de uma faca e ameaçou matar uma das vítimas, acabando por lhe desferir um golpe no abdómen.
As vítimas apresentaram queixa na Esquadra da PSP de Beja.
No dia seguinte, os dois arguidos foram detidos e tinham em sua posse alguns dos objetos roubados.
No despacho de acusação, a que o JN teve acesso, o Ministério Público de Beja acusou, cada um dos dois arguidos, de dois crimes de roubo agravado e dois crimes de coação agravadas.
O mais novo deles está ainda acusado de um crime de um crime de homicídio qualificado na forma tentada e um crime de detenção de arma proibida.