O Tribunal da Relação de Évora (TRE) revogou a sentença de primeira instância e absolveu um jovem, de 22 anos, suspeito de ter partilhado, na rede social Instagram, um vídeo do momento em que militares da GNR detêm um amigo na Quinta do Conde, em Sesimbra.
Corpo do artigo
A publicação estava acompanhada de vários impropérios: "É a polícia que temos. Cambada de sem vida. Em vez de fazerem o trabalho deles, não, é só estas merd** e estas vergonhas. Não têm mais nada pa[ra] fazer. Porcos d[e] mer**". O caso remonta a 7 de abril de 2020, pelas 17.30 horas, quando dois militares da GNR se abeiraram de um grupo de jovens para os questionar porque é que estavam na rua em pleno estado de emergência durante a pandemia de covid-19. Um deles chegou a ser revistado, tendo sido encontrado um pedaço de produto suspeito de ser estupefaciente.
Informado de que teria de acompanhar os militares até ao posto, o homem recusou-se. Ainda tentou fugir, mas foi alcançado pelos militares, pelo que começou a gritar: “Filmem esta mer**, caral**! Vejam como é que é a polícia na Quinta do Conde".