“É tudo verdade”: mulher acusada de tentar matar a mãe admite culpa em tribunal
Uma mulher, de 55 anos, começou a ser julgada, esta quarta-feira, no Tribunal de São João Novo, no Porto, por ter tentado matar a mãe, na altura com 83 anos, com um pano embebido em álcool, em Gaia. No tribunal, a arguida admitiu prontamente a culpa do crime, justificando que “não estava bem da cabeça”.
Corpo do artigo
O caso remonta a dezembro de 2022, quando a arguida, durante a noite, atacou a mãe, sentando-se em cima do seu peito, enquanto a asfixiava com um pano com álcool na boca e uma almofada na cara. Ao coletivo de juízes explicou que, naquele dia, tinha pedido à mãe dinheiro e que ela não lho tinha dado.
A acusação do Ministério Público indica que a mulher de 55 anos insultava a mãe: “Egoísta, és uma filha da p***, uma velha de m****, velha filha da p***”, entre outras coisas. No entanto, esta quarta-feira, a arguida assegurou nunca ter falado assim para a progenitora: “Nunca a tratei assim”.
Além disso, a acusação refere que a mulher teria pedido várias vezes dinheiro à mãe para bebidas alcoólicas. Como a mãe tinha uma “parca reforma”, não podia “atender às exigências” da filha. Em tribunal a agressora afirmou veemente que a mãe é que lhe dava dinheiro e que nunca lhe pediu. “Eu não lhe pedia dinheiro. Ela é que me dava, uma vez por semana, 20 euros”, disse.
No entanto, unicamente naquele dia, explicou, pediu-lhe dinheiro e como ela não lhe deu “perdeu um pouco a cabeça”. “Eu não estava bem. Não sei o que é que queria fazer. Eu estava doente”, declarou.
A vítima foi salva porque conseguiu puxar cabelos à filha e ao gritar, um outro filho veio em seu socorro, afastando-a da mãe. O filho não quis prestar declarações no tribunal.
Um militar da GNR disse ao tribunal que quando chegou ao local, a vítima tinha a cara vermelha com escoriações no nariz e na boca. O militar acrescentou ainda que a arguida terá dito que a mãe é que tinha começado aos berros e que ela tinha ido em seu auxílio.
A mulher, acusada de um crime de violência doméstica e homicídio qualificado na forma tentada, saberá a sua sentença no dia 29 de novembro.