Um emigrante, com 45 anos, foi detido pela Polícia Judiciária do Porto por suspeitas de ter violado uma prima afastada de 16 anos, na zona do Santuário do Bom Jesus, em Braga, após as festas de São Pedro, em Vila Verde. O detido tirou fotos aos abusos.
Corpo do artigo
O caso aconteceu a 29 de junho. Na véspera, o detido foi ao Marco de Canaveses visitar a família da menor. Depois de ter passado o dia num convívio, convidou a prima menor a ir com ele às festas de São Pedro, em Vila Verde.
O homem, trabalhador da construção civil nos Países Baixos, regressava a Portugal periodicamente e era habitual a menor passar tempo com o primo mais velho. Como nunca houve problemas, a mãe da vítima aceitou. Ficou o compromisso do primo a trazer de volta, após a festa.
“Na madrugada do passado dia 29 de junho, após ter saído das festas de São Pedro, nos arredores de Braga, o arguido, em vez de regressar a Marco de Canaveses, onde residia a menor, para a deixar em casa, conduziu-a no seu carro até um local isolado, nas imediações do Santuário Bom Jesus do Monte”, adianta a PJ, que precisa que, com recurso a violência física e verbal, o homem levou a cabo, naquele local, atos sexuais que configuram o crime de violação.
No carro, também tirou fotos da menor desnudada e depois de a ter ameaçado caso denunciasse a violação, levou-a de volta ao Marco de Canaveses.
A vítima contou de imediato o crime à mãe que alertou as autoridades. Em poucos dias, a PJ do Porto localizou o suspeito e prendeu-o.
O detido vai ser levado ao tribunal de instrução criminal de Braga, esta quarta-feira.