São suspeitos de pelo menos três assaltos feitos em seis dias, dois deles esta quinta-feira à tarde, todos na Póvoa de Varzim. São três encapuzados, um deles de pistola em punho. Entram, exigem o dinheiro e põe-se em fuga. Circulam num carro roubado. O caso está na Polícia Judiciária (PJ).
Corpo do artigo
Esta quinta-feira, tudo começou às 12.45 horas, quando dois encapuzados entraram no Minipreço da rua do Pinheiro um deles de pistola em punho e outro com uma faca. Dentro estavam cinco clientes e dois funcionários. “Gritaram: ‘O dinheiro! O dinheiro!’, esvaziaram a caixa e fugiram”, contou, ao JN, uma cliente supermercado, situado a escassos metros da Igreja Matriz e do Museu Municipal. Depois, saíram da loja e puseram-se em fuga num Opel Corsa de cor azul, que estava parado no exterior, onde um outro cúmplice os esperava, também ele encapuzado.
“Só se ouviam gritos! Um morador ainda tentou atravessar o carro na frente deles, mas se não recuasse, eles tinham-no levado na frente”, explicou outra mulher, que trabalha ali próximo e ainda assistiu à fuga dos assaltantes.
A PSP foi chamada, mas a investigação passou para a alçada da PJ por se tratar de um crime com recurso a arma de fogo.
Os mesmos indivíduos, acreditam as autoridades, terão sido responsáveis por um outro assalto, ao mesmo supermercado, ocorrido no sábado às 19 horas. “Só me apercebi porque a PSP entrou aqui na rua em contramão, a ver se ainda os apanhava”, contou, ao JN, a mesma mulher. Também nessa altura, os assaltantes levaram todo o dinheiro em caixa no Minipreço.
Fuga à PSP e à GNR
Com os assaltantes em fuga, PSP e GNR uniram-se para tentar apanhá-los, mas sem sucesso. Apesar do aparato, montado na EN13, a seguir à ponte sobre o rio Ave, os três indivíduos despistaram as autoridades e acabaram por fugir.
Já ao final da tarde, cerca das 18 horas, terá havido outro assalto a um supermercado na freguesia de Beiriz. O mesmo método, uma viatura idêntica. Tudo leva a crer que tenham sido os mesmos assaltantes, que, mais uma vez, fugiram.