A PSP deteve um homem, com 39 anos, por ser suspeito de furtar dezenas de perfumes, no Aeroporto de Lisboa. A movimentação do detido - entrava para embarque e saia a seguir - levantou suspeitas à Polícia e foi possível associá-lo a furtos em três datas distintas, tendo furtado perfumes avaliados em 18.860 euros.
Corpo do artigo
Segundo revela a PSP, em comunicado divulgado esta segunda-feira, os agentes da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço detetaram "um movimento estranho e repetido várias vezes - entrar para embarque e sair a seguir - e sinalizaram o mesmo". Iniciada uma investigação, os agentes foram "despistando hipóteses e percebendo que o suspeito, na posse de cartão de embarque para voo, furtava artigos nas lojas da área internacional do aeroporto e, depois, saía com os mesmos".
Foram reportados dois furtos de perfumes, nos dias 14 e dia 31 de dezembro de 2024, sendo o autor de ambos o mesmo suspeito. "A 30 de janeiro, o suspeito entrou na fronteira e procurou executar o mesmo ato e, decorrente de operação planeada, foram efetuadas diversas diligências e uma vigilância discreta, percebendo-se que iria furtar artigos", refere a PSP.
Quando se preparava para sair do aeroporto, foi abordado e, questionado sobre o conteúdo das bagagens, "referiu tratarem-se de perfumes que adquirira em Dakar, no Senegal.
Mas, a PSP contactou a representante legal das lojas Portugal Duty Free do Aeroporto Humberto Delgado, que deu conta de diversos perfumes em falta na loja, e que, após verificar os códigos de barras de todos os perfumes que estavam na bagagem do detido, "não teve nenhuma dúvida em referir serem pertença daquele espaço e não haviam sido vendidos".
Segundo a Polícia, "o suspeito havia retirado diversos perfumes dos expositores e colocou-os no interior das bagagens, tendo posteriormente abandonado o estabelecimento comercial, sem efetuar o pagamento".
Foram apreendidos 61 perfumes de diferentes marcas, avaliados em mais de oito mil euros e, que, associados aos demais furtos, totalizava mais de 18.860 euros.