A entrevista de José Sócrates à SIC, a segunda concedida pelo ex-primeiro-ministro desde que está detido no Estabelecimento Prisional de Évora, não foi pedida pela estação televisiva nem autorizada pela Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Corpo do artigo
Fonte da DGRSP disse hoje à agência Lusa que "não autorizou nenhuma entrevista à SIC porque também não houve nenhum pedido" apresentado.
A entrevista à SIC, destaque do Jornal da Noite, é a segunda de José Sócrates a uma estação de televisão, depois de a TVI ter divulgado as respostas do ex-primeiro-ministro a seis perguntas, a 4 de janeiro.
Sócrates, impedido pela DGRSP de conceder uma entrevista ao Expresso em novembro do ano passado, justificou que respondeu às perguntas da TVI "em legítima defesa", contra "a sistemática e criminosa violação do segredo de justiça".
Pedro Dellile, advogado de José Sócrates, disse na ocasião que o ex-governante apenas respondeu a perguntas por escrito e garantiu aos jornalistas que José Sócrates "nunca foi impedido" de dar entrevistas e que apenas foi formulado um pedido, porém sem resposta.
A agência Lusa questionou a Procuradoria-Geral da República sobre o assunto e ainda não obteve uma resposta.
Esta é a sexta vez que José Sócrates fala a partir da prisão.