Dois espanhóis foram detidos, em Vila Nova de Gaia, com cerca de 30 quilos de haxixe na bagageira do carro. A droga, apreendida na quarta-feira, teria como destino grupos de traficantes radicados na zona Norte de Portugal.
Corpo do artigo
Com 38 e 39 anos e ambos mecânicos, os dois espanhóis rumaram a Portugal com o automóvel carregado de haxixe e atravessaram a fronteira sem dificuldade. Contudo, já no Grande Porto, o seu comportamento gerou suspeitas que levaram polícias da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto a seguir no seu encalço.
Já em Vila Nova de Gaia e ao início da noite, apurou o JN, os agentes decidiram abordar os suspeitos em plena rua e a busca feita posteriormente revelou uma grande quantidade de haxixe. A droga estava a ser transportada na bagageira da viatura, sem estar dissimulada, e foi imediatamente apreendida. Um comunicado da PSP salienta que o produto estupefaciente encontrado era suficiente para 60 870 doses.
Os elementos da Divisão de Investigação Criminal suspeitam que o haxixe apreendido foi transportado de Espanha para Portugal para ser entregue a grupos dedicados ao tráfico de droga no Grande Porto. Essa é, aliás, a principal linha da investigação que prossegue.
Os dois espanhóis apanhados na posse da droga foram detidos e, nesta quinta-feira, serão levados a tribunal para serem interrogados pelo juiz e ficarem a conhecer as medidas de coação.