Espanhol apanhado em escola de Lagos liderava rede de tráfico de droga em Punta Umbría
Um dos quatro homens detidos depois de terem invadido, na sexta-feira, uma escola básica em Lagos liderava uma rede de tráfico de droga espanhola, que atuava a partir de Punta Umbría, em Huelva.
Corpo do artigo
Quando os suspeitos foram detidos, apontou-se que eram procurados por vários furtos a casas na zona, mas, revela a Imprensa espanhola, um dos homens liderava uma importante rede de tráfico de droga. Os outros três pertencem ao mesmo grupo criminoso.
Estes quatro traficantes eram procurados desde o final do mês de janeiro, quando terão fugido para Portugal, depois de uma operação da polícia espanhola ter levado à apreensão de várias embarcações que estavam atracadas no porto desportivo de Punta Umbría.
Os suspeitos estavam a ser investigados no âmbito de uma operação contra uma rede de narcotráfico que terá conseguido introduzir milhares de quilos de haxixe na costa de Huelva. À frente desta organização criminosa estava o homem que conseguiu fugir para Portugal, juntamente com três colaboradores. Com vários antecedentes, conseguiu contornar o cerco policial e acabou detido depois de invadir uma escola em Lagos, no passado dia 8.
Entre as várias ações do cartel de droga, fontes ouvidas pelo "Huelva24" relatam que foi realizada uma operação de transporte de mais de três toneladas de droga, semanas antes da investigação entrar na sua fase final, o que revela a capacidade de organização, ao nível logístico do grupo que, entre outras técnicas, usava barcos com um fundo falso para transportar o produto estupefaciente.
Assim que encetou fuga, o líder do cartel foi alvo de um mandado de busca internacional, o que permitiu às autoridades portuguesas mantê-lo em detenção, até que seja extraditado, o que se espera que possa acontecer nos próximos dias.