O Estado Islâmico lançou uma plataforma de comunicações e propaganda em português, o que pela primeira vez acontece, fazendo aumentar a preocupação na comunidade de informações.
Corpo do artigo
Agregado ao novo meio de comunicação está também um discurso com 14 páginas de um dirigente do Estado Islâmico, já em português.
Segundo o que Vasco Amador, da Global Risk Awareness, adiantou ao JN, o canal de comunicação foi detetado cerca das 22 horas desta quinta-feira.
A Global Risk é especializada na monitorização de deep e dark web e de canais protegidos como é o caso da rede Telegram, onde estes documentos são divulgados. Além de Portugal, o alvo pode também ser o Brasil.
A designação do novo canal é "Nashir Português Channel", que até agora era conhecido pela utilização apenas da língua inglesa.
A primeira informação em português daquela organização terrorista reporta-se a um "discurso do porta-voz oficial do Estado Islâmico", Abu Muhammad Al-Adnani, como destacou o "Expresso". O discurso de Al-Adnani tem 14 páginas e aborda a situação na Síria, Iraque e Líbia, segundo soube o JN, sendo este último país o principal alvo atual dos terroristas e onde mais se focaliza a atenção do Ocidente.
O novo canal foi criado no dia 29 do mês passado e lançado esta quinta-feira pouco depois das 19 horas, mas os jiadistas já começaram a divulgar a informação.