Um homem foi detido na manhã de segunda-feira (dia 2 de junho), após uma fuga e perseguição policial que se estendeu da Ponte 25 de Abril até Loures, colocando em risco a segurança rodoviária. O indivíduo conduzia uma viatura que havia sido furtada e encontrava-se evadido.
Corpo do artigo
Tudo começou por volta das 6.30 horas, quando a PSP de Lisboa, através do denominado “Polícia Automático”, detetou um veículo com matrícula estrangeira na Ponte 25 de Abril, que constava como furtado em 2022, com queixa apresentada no Porto.
Ao aperceber-se da iminência da abordagem policial, o condutor encetou uma fuga, circulando perigosamente por diversas artérias de Lisboa e Loures, com uma condução que colocou em risco outros utentes da via, especialmente devido ao fluxo de trânsito já elevado na "hora de ponta".
Foram mobilizados vários meios policiais para, por um lado, minimizar o perigo que estava a provocar e por outro, para que a probabilidade de fuga fosse diminuída, através da colocação estratégica dos polícias, o que culminou na sua intercepção, já na freguesia de Camarate, onde o suspeito acabou por embater em duas viaturas que se encontravam estacionadas.
Após a imobilização do veículo, o homem ainda tentou fugir a pé, mas foi rapidamente intercetado e detido após uma perseguição de algumas dezenas de metros, resistindo ativamente à ação dos polícias.
O suspeito foi detido pelos crimes de condução perigosa de veículo rodoviário, resistência e coação sobre funcionário e indiciado por estar na posse de um veículo furtado.
Presente perante a autoridade judiciária, foi-lhe aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência. Contudo, apurou-se que o indivíduo se encontrava evadido de um estabelecimento prisional onde cumpria pena. Foi então cumprido o respetivo mandado de captura e o homem foi conduzido de volta à prisão.