Ex-autarca detido suspeito de burlas com PRR já cumpre pena por outro processo
A Polícia Judiciária deteve, quinta-feira, um ex-autarca por burlas com o PRR que lesaram empresários de todo o país. António Rasteiro, ex-presidente da Junta de Freguesia de Pereira, Montemor-o-Velho, foi já mandado para a cadeia de Leiria, mas para cumprir a pena de três anos e meio noutro processo de burla.
Corpo do artigo
“O arguido, desempregado, com 58 anos, ex-autarca local, com antecedentes criminais, através de um bem estruturado e convincente esquema de ‘engenharia social’, fazendo-se passar por alto quadro da administração pública, conseguiu convencer empresários de norte a sul do país de que iria intermediar e dar prioridade na aprovação de pretensas candidaturas de projetos, no âmbito do PRR”, informou a PJ em comunicado, que não identificou o arguido.
Com argumentação “convincente”, António Rasteiro “exigia pagamentos correspondentes a 1% do valor das candidaturas, sendo que estas assumiam sempre valores superiores a três milhões de euros”, diz a PJ, que lhe apreendeu “relevantes elementos probatórios e 280.340 euros em numerário, resultantes dos ilícitos praticados”.