Ex-autarca que gere Correios em Beja desviou material avaliado em milhares de euros
O gestor do Centro de Distribuição dos Correios de Beja, ex-autarca, foi detido pela PSP, esta quinta-feira de manhã, por ser suspeito da prática dos crimes de peculato, furto e violação de correspondência. Terá desviado material informático avaliado em milhares de euros.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado do Comando Distrital de Beja da PSP, depois de uma denúncia apresentada à Polícia que dava conta de “indícios da prática de diversos crimes por parte de um responsável de uma instituição prestadora de serviços públicos”, foram recolhidas provas que permitiram ao Ministério Público “emitir quatro mandados de busca domiciliária e um mandado de busca em viatura automóvel”.
No âmbito da operação “Encomenda Segura”, segundo apurou o JN, um dos locais alvo das buscas foi o Centro de Distribuição Postal dos Correios da cidade, local onde o suspeito exercia a sua atividade profissional, situado a meia centena de metros do edifício do Estabelecimento Prisional de Beja.
A PSP justifica no comunicado que, do cumprimento dos referidos mandados, resultaram “a detenção do principal suspeito e a apreensão de diversos equipamentos informáticos, avaliados em milhares de euros”, sendo o indivíduo presente a primeiro interrogatório judicial no prazo de 48 horas para aplicação das adequadas medidas de coação.
O detido já foi presidente da Junta de Freguesia de Mértola, eleito pelo Partido Socialista, e desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal por mais de uma década.