Ex-funcionário do ferry de Aveiro condenado a devolver 5000 euros por desviar dinheiro de bilhetes
Um ex-encarregado dos transportes fluviais de Aveiro foi condenado a "devolver" à Câmara cerca de 5000 euros por ter desviado dinheiro dos bilhetes cobrados aos passageiros no ferryboat e nas lanchas que fazem a travessia para São Jacinto.
Corpo do artigo
Ribau Esteves, presidente da autarquia, deu a informação sobre o desfecho do julgamento ontem, quinta-feira, na reunião pública do executivo. "Era a sua entidade patronal, o que agrava a sua atitude", censurou o autarca, lembrando que a autarquia agiu disciplinarmente e despediu o funcionário. A sentença foi considerada "importante para que se saiba que a Câmara combate a corrupção à séria", sublinhou.
O ex-encarregado geral operacional da antiga MoveAveiro foi, revelou Ribau Esteves esta sexta-feira ao JN, acusado pelo Tribunal de Aveiro de ter desviado, num só ato, 3273 euros dos bilhetes cobrados aos passageiros do transporte fluvial. Foi condenado pelo crime de abuso de confiança. "Com a multa e a indemnização o valor ascende a cerca de 5000 euros", especificou o edil.
O antigo funcionário, de 58 anos, que residia em São Jacinto, fez carreira nos transportes fluviais desde o tempo da empresa municipal Transria, onde ingressou em 1990, até ser despedido em abril de 2017. A Moveaveiro foi, entretanto, extinta e o serviço, tal como o dos autocarros do município, está agora concessionado ao grupo Transdev.
Segundo a acusação do Ministério Público, citada pelo Notícias de Aveiro, enquanto encarregado geral operacional das ligações fluviais, tinha como funções recolher dos marinheiros cobradores o produto da venda e respetiva cobrança de bilhetes ou títulos de transporte, conferir os montantes, emitir auto de entrega à tesouraria/contabilidade e proceder à entrega das referidas quantias recebidas. Em data próxima do verão de 2016, o arguido não entregou cerca de 3200 euros à ofendida "como podia e devia", fazendo a quantia sua, "causando pelo menos prejuízo à ofendida de igual valor".