Ex-presidente da Câmara de Fafe e três ex-vereadores acusados pelo Ministério Público
O ex-presidente da Câmara de Fafe, Raúl Cunha, um ex-vice-presidente, dois ex-vereadores e dois funcionários foram acusados de vários crimes de prevaricação e participação económica em negócio. Terão contratado os serviços de uma cooperativa da qual faziam parte, causando um prejuízo de 52 mil euros ao município.
Corpo do artigo
Os factos ocorreram em 2014 e 2015. Em causa está um concurso público e dois ajustes diretos de prestação de serviços no domínio do turismo, desporto, cultura e tempos livres com uma cooperativa local, a Naturfafe, de capital maioritariamente municipal e que geria equipamentos desportivos e culturais do concelho.
Segundo o Ministério Público, Raúl Cunha, o seu vice-presidente e ex-deputado Pompeu Martins e dois vereadores, todos eleitos pelo PS, participaram nestas contratações ao mesmo tempo que eram titulares de órgãos da Naturfafe. Alias, Raúl Cunha, atual presidente da Assembleia Municipal de Fafe, era o presidente da Assembleia Geral da cooperativa e Pompeu Marins era o presidente da direção. Contaram ainda com o envolvimento de dois funcionários municipais, um deles chefe de divisão que presidiu ao concurso e que estava na dependência direta de Pompeu Martins.