Um homem cadastrado, de 30 anos, foi posto em prisão preventiva depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ), por invadir a casa da ex-namorada e tentar matar o atual companheiro dela, de 31 anos, no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores. Os factos ocorreram a 8 de março.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, o suspeito, após o consumo de substâncias sintéticas, foi até à casa da vítima, onde entrou por arrombamento. Aí, dirigiu-se até ao quarto onde dormiam o ofendido e a companheira e, com um x-ato, golpeou-o várias vezes na zona do pescoço, ombros e abdómen.
A vítima acabou por ser socorrida e transportada para uma unidade hospitalar, de onde já recebeu alta.
Quanto ao agressor, foi detido pela PJ e, apresentado a primeiro interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por decisão do juiz de instrução criminal, após promoção do Ministério Público.
A Procuradoria da República da Comarca dos Açores revelou, esta sexta-feira, que para a escolha daquela medida de coação pesou a "gravidade dos factos" e o "perigo de continuação da atividade criminosa", uma vez que o arguido já tem antecedentes criminais, por crimes de ofensa à integridade física simples e qualificada e violência doméstica, tendo já estado preso, o que, no entender do juiz de instrução criminal, "revela que tais sanções não lograram alcançar o pretendido efeito ressocializador".