Os tribunais administrativos das zonas norte e centro registaram, segunda e terça-feira, problemas informáticos que impediram juízes e magistrados de procederam à distribuição interna de processos e impediram a notificação de partes em processos urgentes.
Corpo do artigo
Fonte judicial disse ao JN que "o problema é frequente e causa atrasos na tramitação dos processos. Os tribunais, nomeadamente os do Porto e de Coimbra, estiveram dia e meio sem funcionar a nível da distribuição", salientou.
Contactado pelo JN, o Ministério da Justiça afirmou que "não há qualquer reporte de problemas relacionados com os sistemas. Eventuais constrangimentos podem ter resultado de alterações às configurações que os tribunais tiveram de assegurar antes do período de férias".
E acrescenta: "Importa referir, no entanto, que existe um plano de evolução dos sistemas dos tribunais, integrado na plataforma eTribunal, que está a ser implementado no âmbito do PRR. E que, também ao abrigo do PRR, existe um plano de reforço das infraestruturas e de modernização dos meios de acesso aos serviços disponibilizados".
"Além disso, são realizadas intervenções sempre que necessário e em contexto de manutenção preventiva e corretiva", concluiu.