Uma mulher fez-se passar por cliente e até experimentou anéis antes de abrir a porta a dois assaltantes que acabaram por levar mais de 10 mil euros em peças de ouro e prata de uma loja de Matosinhos. A mulher e um dos ladrões foram detidos esta segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto.
Corpo do artigo
O assalto foi cometido a 1 de abril do ano passado na ourivesaria Osíris, em Matosinhos.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a mulher, de 38 anos, entrou na loja e pediu à proprietária para ver uns anéis. De forma discreta, deixou a porta aberta para que os dois cúmplices que estavam no exterior pudessem entrar.
E os dois encapuzados acabaram por entrar na ourivesaria pouco depois. Um deles empunhava uma arma e ameaçou a dona da loja mas também a cúmplice.
"Os arguidos entraram no estabelecimento e, mediante ameaça com arma de fogo, obrigaram a proprietária a abrir o cofre de onde subtraíram várias peças em ouro e prata. Logo de seguida, dirigiram-se à montra, tendo-se apoderado de vários artefactos que se encontravam em exposição, no valor de vários milhares de euros", explica a PJ.
Os encapuzados fugiram num carro estacionado nas imediações e a cúmplice também aproveitou o pânico e a confusão para sair da ourivesaria.
As investigações da PJ do Porto permitiram identificar a mulher e um dos assaltantes, marido da falsa cliente. O terceiro indivíduo ainda não foi identificado.
O casal, com antecedentes por furto, agressões e tráfico de estupefacientes, foi esta terça-feira levado ao Tribunal de Matosinhos, onde está a ser interrogado por um juiz de instrução criminal.