Num país sem estatísticas sobre denúncias caluniosas em contexto de conflito parental é difícil perceber a dimensão do fenómeno. Mas juízes, procuradores, advogados e técnicos garantem que, no meio de um divórcio litigioso, há pais que recorrem a tudo para manter os filhos e para se vingarem dos ex-companheiros.
Corpo do artigo
Falsas acusações, até de abusos sexuais sobre as crianças, são apenas um dos meios para sair vitorioso de uma batalha que nem os menores poupa.
“Acontecem vários casos de denúncias caluniosas e com diferentes fundamentos. Usa-se a violência doméstica para acusar antigos companheiros, mas já foi comum a acusação de abusos sexuais sobre os filhos”, refere o juiz António José Fialho. Com 16 anos de experiência em tribunais de família e menores, o magistrado assegura que “as mentiras vêm dos dois lados, da mãe e do pai”, e que “não é fácil avaliar o que é verdadeiro e o que é falso”. Defende, por isso, que é “essencial o apoio de técnicos especializados” à tomada de decisão dos juízes.