Homem e mulher que vestiam coletes levaram peças de ouro. PSP do Porto está a investigar.
Corpo do artigo
Era um casal bem falante que vestia coletes refletores semelhantes aos utilizados pelos funcionários dos Censos 2021. Mas tudo não passava de uma fachada, destinada a burlar um casal de idosos, de 86 anos, esta quarta-feira à tarde, no centro do Porto. As vítimas ficaram sem diversas peças de ouro e a PSP foi chamada a investigar.
Os criminosos, que aparentavam ter entre 30 e 40 anos, bateram à porta da habitação do casal, situada na Rua do Bonjardim, não muito longe de uma antiga esquadra da PSP. Pouco passava das 15 horas.
"O meu pai está acamado e foi a minha mãe quem abriu a porta. Apresentaram-se como sendo dos Censos e a minha mãe acreditou", contou ao JN o filho das vítimas.
O homem e a mulher "convidaram-se" a entrar na habitação, até porque a idosa estaria um pouco reticente em deixar o casal invadir a sua privacidade.
"Enquanto ele foi levando a minha mãe para a cozinha, quase empurrando-a contra a parede, a mulher subiu ao primeiro andar. Ele esteve a entretê-la enquanto ela roubava", adiantou o filho.
Assalto de minutos
Em poucos minutos, a mulher foi remexendo as gavetas de um quarto até encontrar umas peças de ouro antigas e de grande valor sentimental. Mas durante o compasso de espera, a idosa percebeu que, afinal, os indivíduos eram burlões e berrou por socorro.
"Quando a minha mãe gritou, a burlona desceu as escadas e o homem foi atrás dela. Chegaram à rua e desapareceram logo a seguir", confiou o filho.
Uma patrulha da PSP chegou rapidamente ao local, mas o casal já tinha desaparecido nas ruas do centro do Porto. Foi aberta uma investigação.