Um homem que transportava uma dúzia de barras de prata, que valeriam mais de cem mil euros, foi alvo de uma emboscada, na manhã desta sexta-feira, por parte de dois homens que se fizeram passar por polícias. O caso ocorreu na Rua Luísa Tody, que não tem saída e se situa na freguesia de São Cosme, no concelho de Gondomar.
Corpo do artigo
Segundo relatou ao JN fonte da PSP do Porto, a vítima foi surpreendida, pelas 9 horas, quando chegava à fundição de metais preciosos e outros metais não ferrosos que se encontra instalada naquela zona residencial. O homem, segundo a mesma fonte, vinha de Lisboa e preparava-se para entregar as barras de prata na fundição.
A seguir ao crime, a vítima contou aos agentes da PSP que foi abordada por dois assaltantes que envergavam coletes onde se lia "Polícia" e adotaram uma postura autoritária, exibindo um deles, à cintura, um coldre com uma arma.
Num primeiro momento, aquele homem acreditou que se tratavam, de facto, de dois elementos da PSP, mas, instantes depois, começou a ser ameaçada e coagida a entregar todos os bens que transportava, percebendo, então, que estava a ser alvo de uma emboscada cuidadosamente planeada.
Sem violência física
Sob forte intimidação, mas sem ser alvo de violência física, a vítima acabou por ceder às exigências dos assaltantes, que conseguiram apoderar-se das 12 barras de prata, avaliadas em cerca de 100 mil euros, antes de fugirem do local em direção desconhecida.
Sem ferimentos, o transportador das barras de prata deu o alerta às autoridades, mal os assaltantes saíram da Rua Luísa Tody. Vários agentes da PSP deslocaram-se prontamente ao local, onde recolheram os primeiros indícios e ouviram o testemunho da vítima.
O assalto, ao que tudo indica executado com premeditação, vai agora investigado por inspetores da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.