O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alertou, esta sexta-feira, para duas fraudes que podem "afetar o cidadão" e as empresas. Numa delas, os burlões fazem-se passar por diretores executivos (CEO) de uma empresa e noutra tentam aceder aos dados pessoais das vítimas através da Chave Móvel Digital.
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Mais conhecida como "CEO Fraud", a primeira burla pretende enganar as pessoas através do envio de emails ou mensagens de texto em que um "agente malicioso" se faz passar por uma "entidade relacionada, de alguma forma, com a organização alvo", lê-se num comunicado do CNCS.
O objetivo é que as vítimas realizem "transferências bancárias para contas associadas ao atacante", explica o documento.
A segunda burla destacada pelo centro pretende recolher os dados associados à Chave Móvel Digital, "juntamente com outros tipos de dados, tais como os bancários, que podem conduzir ao comprometimento de contas críticas para os utilizadores".
Se a fraude for bem sucedida, pode ser "prejudicial para o cidadão", alerta o CNCS. Pode permitir aos burlões "assinar documentos digitalmente e aceder a várias plataformas online, podendo substituir as credenciais específicas de acesso a um serviço".
Tendo em conta a "perigosidade e persistência desta campanha", o CNCS partilha, no seu portal, algumas técnicas que podem ser utilizadas para mitigar os potenciais efeitos nefastos desta burla. Também existem, na mesma plataforma, sugestões de boas práticas capazes de prevenir a "CEO Fraud".