A PSP do Seixal deteve um homem que se fazia passar por técnico da Segurança Social para burlar e roubar dinheiro e ouro a idosos que viviam sozinhos.
Corpo do artigo
O homem chegou a usar violência contra as vítimas. Após detenção, foi presente a tribunal no passado dia 17 de dezembro, mas apesar de ter sido pedido pelo Ministério Público a medida de coação prisão preventiva, este viria a ser libertado com a obrigação de apresentações diárias à esquadra.
Os crimes aconteceram entre 15 de outubro e 22 de novembro. De acordo com o Ministério Público, o suspeito escolhia como alvo pessoas idosas, tendo abordando quatro vítimas de 80, 85 e 88 anos nas respetivas residências, apresentando-se como técnico da segurança social ou dizendo que fazia entrega de encomendas. Conseguia assim induzir as vítimas em erro e apropriar-se de dinheiro ou artigos em ouro.
A investigação da PSP desvendou que quando o burlão não conseguia enganar as vítimas, usava violência para se apropriar dos seus bens, roubando-as. O Ministério Público promoveu a aplicação das medidas de coação de prisão preventiva e de proibição de contactos, mas o juiz de instrução aplicou as medidas de obrigação de apresentação diária no posto policial e de proibição de contactos, uma vez que não entendeu estar provada a prática do crime de roubo com violência, mas antes de um crime de burla qualificada na forma tentada.